Jin Takahashi

Brasileiro, me mudei para o Japão com 19 anos sem falar uma palavra do Idioma Japonês. Chegando na Terra do Sol Nascente, me apaixonei profundamente pela Cultura e pelo povo japonês. Depois de sentir na pele como é não conseguir se comunicar e todas as dificuldades proporcionadas por estar em um país sem falar sua Língua Nativa, tive certeza de que precisava aprender NIHONGO. Com muita dedicação, várias horas de estudo e pessoas muito especiais que me ajudaram, aprendi e dominei o Idioma Japonês em menos de três anos, e em pouco tempo comecei a ensinar para outras pessoas essa Língua tão fascinante. Ensino NIHONGO há mais de 10 anos, e venho trazendo esse conhecimento adquirido ao longo de mais de 30 anos, hoje também através da internet. De uma maneira totalmente única, repassando, juntamente ao ensinamento do Idioma, conhecimentos da Cultura Japonesa, os quais eu cultivo com muito respeito. Espero, desta forma, fazer a diferença não somente no seu aprendizado do Idioma, mas na vida de milhares de pessoas que buscam por informações do Idioma Japonês, que sejam congruentes e que possam agregar valores em sua trajetória no aprendizado.

Máscaras de Veneza
A arte na minha vida!

Desde muito jovem, sempre gostei muito de tudo que se relacionava com artes, e claro, na escola, não preciso dizer que a matéria que eu mais gostava, sem dúvida, educação artística.

Tenho de mencionar que minha mãe foi uma grande incentivadora nesse quesito, uma vez que sempre me pedia para pintar algo para ela, fazer algum trabalho de decoração em casa, e assim por diante, na adolescência, tive alguns grupos de teatro, com o sonho de me tornar um artista de televisão e como podem ver o universo me reservava outro destino.

Foi nesta época que tive a oportunidade de participar de alguns cursos de teatro que eram ministrados na UNICAMP, em Campinas e foi também nestes cursos que tive meu primeiro contato com as máscaras, na ocasião aprendi a tirar moldes de rostos e faze-los com gesso e, também as técnicas de Papietagem. Na época tudo era voltado para o teatro e eu tinha apenas 14 anos de idade, muito jovem para compreender que teria sido esse o momento em que o destino já estava tramando seus caminhos para me trazer até aqui, desde então, fui aprendendo outras técnicas como, maquiagem teatral, pintura em vitral, envelhecimento de artesanatos em gesso, técnica de Craquelê entre outros, como que devam imaginar, nessa época, ainda não existia a Internet e tudo era aprendido com artesãos em suas casas ou em cursos presenciais, o que nos dava a oportunidade única de respirar o Ateliê dos Artesãos e poder absorver um conhecimento adquirido através dos tempos. Muitos deles já de cabelos brancos, ensinavam os jovens aprendizes, como eu, com muito carinho e maestria. Uma dessas artesãs que um dia tive a honra de absorver um pouco de seus conhecimentos, hoje é uma admiradora de minha arte, sinto-me lisonjeado por isso, e deixo aqui meu eterno agradecimento para todos os artistas que um dia dedicaram o seu tempo para me passar seus conhecimentos, e em memória de tantos talentos, sinto-me no dever de passar estes conhecimentos para todos que buscam o conhecer nesse Universo fascinante no mundo das artes.

Valerie Kim

Valiere Kim is a versatile tattooer whose work ranges from American Traditional to fluid, delicate floral pieces and subtle black and gray. She delivers solid, well designed tattoos with hospitality and a sense of humor. She sees tattooing as a continuous learning process.